segunda-feira, 1 de agosto de 2011

A construção da coesão textual

Os PCNs advertem que um bom produtor de textos é o sujeito capaz de produzir textos coesos, coerentes e eficazes. Mas não é fácil fazer com que os alunos compreendam a construção da coesão sem que haja uma atividade que proporcione o contato do aluno com tais elementos. Segue abaixo uma proposta de atividade para trabalhar a coesão textual.

Primeiro passo: Faça a leitura do texto sem as observeções coletivamente. Já que o texto deve ser bem compreendido pelo grupo. Leia-o para os estudantes e peça que eles acompanhem silenciosamente.

Segundo passo: De acordo com a necessidade da turma, o professor deve fazer questionamentos orais que antecipem as questões que serão trabalhadas, quanto ao tom de linguagem, a construção do humor, as sequencias dos tipos textuais e sua predominância, entre outros.

Terceiro passo: O professor pode propor uma leitura interpretativa.

Quarto passo: Os alunos devem responder aos questionamentos escritos individualmente ou em dupla. Em seguida, o professor corrige as atividades coletivamente.

Quinto passo: Se sua intenção for trabalhar ainda os elemento de coesão, os textos humorísticos são bons, pois além de deixar a aula atrativa oferece subsídios para que se trabalhe os elementos implícitos no texto. Para tanto, peça que os alunos formem grupo, pesquisem piadas, analise-as, copiem em cartolina e apresente para os demais grupo, fortalecendo, evidentemente, os elementos de coesão textual.


Bom trabalho!!!!


OBSERVE O EXEMPLO:

Em certa ocasião, uma família britânica foi passar as férias na Alemanha. No decorrer de um passeio, os membros da referida família repararam numa pequena casa de campo, que lhes pareceu ótima para passarem as férias de verão.
A palavra CASA foi substituída pelo pronome relativo QUE.
Caso de elipse – omissão de um termo – no trecho “QUE LHES PARECEU ÓTIMA (CASA) PARA PASSAREM AS FÉRIAS DE INVERNO”;
Uso do pronome pessoal do caso oblíquo LHES para substituir termos: “OS MEMBROS...”;
Conversaram bastante com o proprietário, um pastor protestante, e pediram que lhes mostrasse a casa. A residência agradou muito aos visitantes ingleses, que combinaram ficar com ela para o verão vindouro.
Elipse de termos do parágrafo anterior – sujeito elíptico ou oculto – (os membros da referida família) “Conversaram bastante com o proprietário...”
Substituição de termos por sinônimos: CASA por RESIDÊNCIA.
Regressando à Inglaterra, discutiam muito sobre a planta da casa, quando, de repente, a senhora lembrou-se de não ter visto o "WC". Confirmado o senso prático dos ingleses, escreveram ao pastor para obter tal informação. A carta foi assim redigida: Gentil pastor, sou membro da família que há pouco tempo o visitou, com a finalidade de alugar a sua propriedade no próximo verão; mas como esquecemos de um detalhe muito importante, agradeceria se nos informasse onde se encontra o WC.
O pastor, alemão, não entendendo o sentido da abreviatura "WC", e julgando tratar-se da Capela da Seita Inglesa "White Chapel", assim respondeu: “Gentil senhora,
recebi a sua carta e tenho o prazer de comunicar-lhe que o local a que se refere fica a doze quilômetros de casa.  Isto é muito cômodo, sobre tudo se V.Sª tem o hábito de ir lá frequentemente. Neste caso, é preferível levar comida para ficar o dia todo. Alguns vão a pé, outros de bicicleta.  Há lugar para quatrocentas pessoas sentadas e cem em pé. O ar é condicionado, para evitar inconvenientes comuns nas aglomerações e os assentos são de veludo - recomenda-se chegar cedo para arrumar lugar sentado.
Advérbio indicadores de lugar para fins de substituição, evitando a repetição excessiva.
As crianças permanecem ao lado dos adultos e todos cantam em coro. Na entrada é fornecida uma folha de papel a cada pessoa, mas se alguém chegar depois da distribuição, pode-se usar a folha do vizinho ao lado. Tal folha deve ser restituída na saída para ser usada durante todo o mês. Tudo o que se recolhe é para as crianças pobres da região. Fotógrafos especiais tiram flagrantes para os jornais da cidade, de modo que todos possam ver seus semelhantes no cumprimento de um dever tão honrado! ”

Escola de Referência Abílio de Souza Barbosa
Estudante: ____________________________________________________________ Série: _____
Professora: Jaqueline Santos                                                                Língua Portuguesa
Estudo do texto: Comunicação
Conteúdo: Aspectos da coesão textual.

1.      O texto apresenta um tom de linguagem

(a)   irônico
(b)   sério
(c)   humorístico
(d)   reflexivo
(e)   poético

·         Como é construído o tom de linguagem no texto?

2.      O texto é predominantemente

(a)   narrativo
(b)   descritivo
(c)   injuntivo
(d)   argumentativo
(e)   prescritivo

·         Quais elementos do texto justificam a resposta anterior? Reescreva-os.

3.      A linguagem do texto é

(a)   formal
(b)   informal
(c)   popular
(d)   coloquial

4.      O título condiz com o tema do texto? Justifique.

5.      Podemos dizer que a construção do título é irônica? Por quê?

6.      O ponto de vista adotado pelo autor para construção do texto é

(a)   a primeira pessoa ou narrador-personagem
(b)   a terceira pessoa ou narrador-observador
(c)   narrador intruso

  • Que palavras do texto comprovam a questão 4? Transcreva alguns exemplos.

7.      Releia os dois últimos parágrafos. O texto produzido pelo pastor tem a finalidade de

(a)   narrar um fato
(b)   expressar opinião sobre o WC
(c)   exprimir ordem
(d)   descrever ambiente - WC
(e)   instruir sobre o uso do WC

8.      Encontre, no texto, sinônimos para:

Casa        -           férias              -           família britânica       -           informar