terça-feira, 24 de setembro de 2013

Quiz literário: promovendo a interação e o conhecimento em sala de aula

Aula de revisão e reensino:
 Vanguardas europeias e Contexto histórico da 1ª Geração Modernista



1. Quanto ao contexto histórico podemos citar:
A.A chegada da família real ao Brasil.
B.As revoltas militares tenentistas.

C.A Inconfidência Mineira

2. Em outubro, o comandante Luís Carlos Prestes, encontra-se com os rebeldes paulistas formando
 A.O movimento tenentista
B.A Aliança Liberal
C.A Coluna Prestes

3. Na economia, predominava
A.Exportação de café.
B.Quebra da Bolsa de Nova York.
C.Ascenção da Burguesia.

4. Os Modernistas buscavam inspiração 
A.Na mitologia grega.
B.Nos valores cristãos.
C.Nas vanguardas europeias.

5. As vanguardas europeias tinham o objetivo de...
A.Retomar temas do passado.
B.Romper com os princípios da arte do século XIX.
C.Recuperar modelos da antiguidade clássica.
6. Define-se pela sobreposição de diferentes planos
A.Cubismo.
B.Expressionismo.
C.Dadaísmo.

7. Fascínio pela máquina, velocidade e guerra é um princípio
A.Cubista.
B.Futurista.
C.Surrealista.

8. Abole de vez a lógica, a organização, o olhar racional, dando à arte um caráter de espontaneidade
A.Futurismo.
B.Dadaísmo.
C.Cubismo.

9. O ... Influenciou bastante o Modernismo
A.Expressionismo.
B.Futurismo.
C.Dadaísmo.

Tira-teima: As vanguardas na literatura – o que muda nos textos escritos?
O texto cubista ganha forma.
Acentua-se o ilogismo.
Destruição da sintaxe, uso de substantivo ao acaso, verbos no infinitivo, abolição da pontuação, dos adjetivos e advérbios.
Abordam a derrocada do mundo burguês e capitalista, denuncia um universo em crise e a sensação de impotência do homem preso em mundo “sem alma”.
Temas de forte caráter negativista de forma grotesca e deformada.

Este trabalho fora organizado em slide, com  designer para um jogo de Passa ou Repassa. Informações adicionais estão contidas nos slides, tais como contexto histórico-cultural do Modernismo fase 1, os autores e características das obras.
Para complementar, pode-se assistir a vídeo-aula abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário