quinta-feira, 16 de abril de 2015

Análise de textos literários em sala de aula: A moça tecelã (Colasanti)

Sequência Didática realizada com os alunos do Ensino Médio da Escola de Referência Abílio de Souza Barbosa sobre o conto A moça Tecelã, de Marina Colasanti.

Textos dos Alunos do 2º Ano C e 3º Ano B


Desejos de uma moça
Natália Aguiar
Viviane Ribeiro
Alunas concluintes da Educação Básica, 3º Ano do Ensino Médio, Turma B

A história fala sobre uma moça tecelã que realizava seus desejos, trazendo consigo a necessidade de um companheiro.
A moça delicada, sensível e criativa resolveu tecer o tão desejado companheiro, no entanto teve q se submeter a ele em uma de vida de amargura e sofrimento.
Relacionado a fatos reais a protagonista do texto se apresenta como espelho de muitas mulheres de nossa sociedade, que tem a imagem que precisa de uma companhia pra ser feliz. Mas ela viu que a vida sozinha, é melhor do que mal acompanhada.


A mulher que tecia
Matheus Barbosa
Vanessa Sarinho
Alunos concluintes da Educação Básica, 2º Ano do Ensino Médio, Turma C

O texto narra a vida de uma moça que passava o tempo tecendo. Um dia ela estava se sentindo sozinha e resolveu tecer um homem para ser seu marido.
Essa história foi escrita no século XX mas retrata o contexto de mulheres do século XVIII. Essas mulheres viviam sua vida solitárias.
No entanto a narrativa apresenta mudanças de atitude da moça que deixa a história muito mais interessante. Um conto moderno que não existe final feliz mas um final que retrata a realidade feminina de libertação e autonomia.


Mulher: agora um ser independente
Maria Vitória Aguiar
Maria Vitória da Silva
Klécio Pimentel
Alunas da Educação Básica, 2º Ano do Ensino Médio, Turma C


O conto narra sobre a vida de uma moça que se encontrava sozinha em frente a um tear, tecia tudo o que queria, até mesmo uma companhia tornando esses desejos em realidade.
A partir dele podemos aprender que atualmente a mulher pode tomar suas decisões, já que antes era totalmente afastada da realidade, e não podia atuar no mercado de trabalho, por exemplos. Observamos também que hoje a mulher não tem tanta necessidade de ter um marido.
Isso nos mostra que a mulher se torna um ser independente e toda aquela exclusão que havia antes fica para traz.


O poder de tecer
Maria Stefany
Thais Santos
Alunas da Educação Básica, 2º Ano do Ensino Médio, Turma C

O conto relata sobre uma moça que tinha o poder de tecer tudo ela queria. Até que um dia ela se sentiu sozinha e tece um companheiro, a parte desse momento ela perde sua independência, ela não vive mais sua vida daí em diante a moça só quer sua antiga vida.
E assim o texto nos faz refletir que nós não podemos nos deixar levar por um simples desejo e, para tudo na vida, tem uma solução.


Coisas materiais não trazem felicidade
Marciely Araújo de Brito
Matheus Henrique
Alunos da Educação Básica, 2º Ano do Ensino Médio, Turma C

O texto de Colasanti fala de uma moça tecelã que morava em uma casa muito humilde. O seu Passa-Tempo era tecer.
Certo dia ela viu que não era muito feliz sozinha e resolveu tecer um marido para formar uma família e ter filhos. No entanto, o seu marido só queria que ela tecesse coisas para engrandece-lo.
Eu não gostei de algumas partes do texto. Porque o marido só queria que ela tecesse coisas materiais para ele durante toda sua trajetória juntos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário