sábado, 20 de março de 2010

ESCOLA LUZ DO SABER

“ENSINANDO A PENSAR E A APRENDER”.


SUGESTÕES DE ATIVIDADES

LENDO PRODUZINDO E INTERPRETANDO TEXTOS

- LENDAS FOLCLÓRICAS-

PROFª. JAQUELINE SOUZA DOS SANTOS

APRESENTAÇÃO

A partir da literatura também se conhece a cultura popular: os cordéis, os provérbios, as lendas, as adivinhações, os trava-línguas, parlendas... Enfim, uma série de gêneros textuais que nos levam a valorizar ainda mais nossa arte literária.

Neste projeto estudaremos as LENDAS FOLCLÓRICAS, um gênero textual, específico do Folclore, e que conta as mais variadas histórias de seres imaginários (talvez) e que passam de pai para filho.

Com certeza as crianças já conhecem algumas desses contos: Saci, Iara, Lobisomem, Cuca, Mula-sem-cabeça, Chupa Cabras, ET de Varginha entre tantos outros que encantam a meninada, apesar de meterem medo em alguns.

JUSTIFICATIVA

Considerando o conhecimento das crianças sobre os textos e também seu interesse por este gênero é que se realizará este projeto de PRODUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS.

Com certeza será um trabalho riquíssimo e que atrairá as crianças. Possibilitando-lhes a exposição de seus conhecimentos sobre o assunto e envolvendo outras áreas - História, Geografia, Ciências, Educação Física, Inglês, Religião, Artes, Matemática, Temas Transversais – aumentando ainda mais o informação dos estudantes.

A leitura terá um enfoque relevante, pois alguns alunos demonstram desinteresse pela leitura. Estes contos abrirão caminhos para muitos outros que ainda virão.

OBJETIVOS

Geral

ü Trabalhar a leitura, produção e interpretação de textos.

Específicos

ü Instigar a leitura;

ü Desenvolver a atenção através da escuta;

ü Ampliar o desenvolvimento de interpretação;

ü Identificar os vários gêneros textuais;

ü Ajudar às crianças a melhorarem seus textos escritos (coesão e coerência);

ü Introduzir a criticidade;

ü Propiciar a interação entre as crianças;

ü Ajudar a desinibir;

ü Formar alunos produtores de textos;

ü Valorizar habilidades artísticas;

ü Acessar a cultura de outras regiões e até outros países;

ü Conhecer as histórias do nosso país, Brasil;

ü Propiciar momentos de laser através da música e brincadeiras;

ü Dramatizar as lendas;

ü Inserir os alunos em outros “mundos” através de filmes que relatem estas histórias;

METODOLOGIA

· Leitura

1. Pode ser feita pelos alunos em conjunto, individualmente ou silenciosamente.

2. O educador pode ler, instigando a atenção das crianças;

3. Usar outros recursos - som, DVD, TV, Vídeo – para aguçar ainda mais a curiosidade dos alunos.

· Interpretação Oral

1. Após leitura, devem-se fazer perguntas para que as crianças socializem sua compreensão;

2. Esta atividade é propicia para desinibir as crianças tímidas;

· Interpretação Escrita

1. As crianças devem registrar aquilo que entenderam;

2. A professora deve atentar para todas as produções observando a coesão e a coerência textuais;

3. Interpretar também as gravuras do livro ou vídeo, para reconhecer melhor as características físicas de cada personagem.

· Reescrita do texto (Produção de texto)

1. Trabalhar com as crianças, primeiro, coletivamente, com o professor sendo o escriba para que as crianças observem a estrutura textual;

2. Trabalhar com as crianças individualmente para reconhecer suas dificuldades e também sua fase da escrita;

3. Trabalhar novos textos contendo os personagens folclóricos;

4. Agrupar as crianças de acordo com o nível silábico de cada um.

· Lúdico

1. Pedir que a criança desenhe, cada um do seu jeito, os personagens folclóricos e mostre a visão que cada um tem;

2. Utilizar outros materiais artísticos, além da pintura (materiais recicláveis).

· Elementos textuais narrativos

1. Tempo, espaço, enredo, personagens, tema, conflito;

2. Levar para as crianças lendas escritas em vários tipos textuais: informativo, narrativo, descritivo, dissertativo, poético, entre outros, para que elas diferenciar a estrutura textual de cada um.

· Visão critica

1. Após a produção de texto, trocar os textos entre as crianças para que elas possam identificar as deficiências dos colegas e possam ajudá-los a corrigir;

2. Escolher o texto que tiver mais “erros” para fazer uma correção coletiva;

3. Analisar o texto opinando sobre a existência desses personagens míticos.

· Interdisciplinaridade

1. Trabalhar a lendas envolvendo várias disciplinas além do Português: Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês, Religião, Educação Física e Educação Artística, Temas Transversais.

ANEXO

Interpretação Oral ou Escrita

Lenda: IARA (MÃE D’ ÁGUA)

  1. Quem é a personagem, principal da lenda?
  2. Onde ela vive?
  3. Quais suas características físicas?
  4. O que ela faz para atrair os pescadores?
  5. Que conselho você daria aos pescadores?
  6. Desenhe a Iara do jeito que você imagina que ela seja?

Nenhum comentário:

Postar um comentário