ESCOLA LUZ DO SABER
“ENSINANDO A PENSAR E A APRENDER”.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
LENDO PRODUZINDO E INTERPRETANDO TEXTOS
- LENDAS FOLCLÓRICAS-
APRESENTAÇÃO
A partir da literatura também se conhece a cultura popular: os cordéis, os provérbios, as lendas, as adivinhações, os trava-línguas, parlendas... Enfim, uma série de gêneros textuais que nos levam a valorizar ainda mais nossa arte literária.
Neste projeto estudaremos as LENDAS FOLCLÓRICAS, um gênero textual, específico do Folclore, e que conta as mais variadas histórias de seres imaginários (talvez) e que passam de pai para filho.
Com certeza as crianças já conhecem algumas desses contos: Saci, Iara, Lobisomem, Cuca, Mula-sem-cabeça, Chupa Cabras, ET de Varginha entre tantos outros que encantam a meninada, apesar de meterem medo em alguns.
JUSTIFICATIVA
Considerando o conhecimento das crianças sobre os textos e também seu interesse por este gênero é que se realizará este projeto de PRODUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS.
Com certeza será um trabalho riquíssimo e que atrairá as crianças. Possibilitando-lhes a exposição de seus conhecimentos sobre o assunto e envolvendo outras áreas - História, Geografia, Ciências, Educação Física, Inglês, Religião, Artes, Matemática, Temas Transversais – aumentando ainda mais o informação dos estudantes.
A leitura terá um enfoque relevante, pois alguns alunos demonstram desinteresse pela leitura. Estes contos abrirão caminhos para muitos outros que ainda virão.
OBJETIVOS
Geral
ü Trabalhar a leitura, produção e interpretação de textos.
Específicos
ü Instigar a leitura;
ü Desenvolver a atenção através da escuta;
ü Ampliar o desenvolvimento de interpretação;
ü Identificar os vários gêneros textuais;
ü Ajudar às crianças a melhorarem seus textos escritos (coesão e coerência);
ü Introduzir a criticidade;
ü Propiciar a interação entre as crianças;
ü Ajudar a desinibir;
ü Formar alunos produtores de textos;
ü Valorizar habilidades artísticas;
ü Acessar a cultura de outras regiões e até outros países;
ü Conhecer as histórias do nosso país, Brasil;
ü Propiciar momentos de laser através da música e brincadeiras;
ü Dramatizar as lendas;
ü Inserir os alunos em outros “mundos” através de filmes que relatem estas histórias;
METODOLOGIA
· Leitura
1. Pode ser feita pelos alunos em conjunto, individualmente ou silenciosamente.
2. O educador pode ler, instigando a atenção das crianças;
3. Usar outros recursos - som, DVD, TV, Vídeo – para aguçar ainda mais a curiosidade dos alunos.
· Interpretação Oral
1. Após leitura, devem-se fazer perguntas para que as crianças socializem sua compreensão;
2. Esta atividade é propicia para desinibir as crianças tímidas;
· Interpretação Escrita
1. As crianças devem registrar aquilo que entenderam;
2. A professora deve atentar para todas as produções observando a coesão e a coerência textuais;
3. Interpretar também as gravuras do livro ou vídeo, para reconhecer melhor as características físicas de cada personagem.
· Reescrita do texto (Produção de texto)
1. Trabalhar com as crianças, primeiro, coletivamente, com o professor sendo o escriba para que as crianças observem a estrutura textual;
2. Trabalhar com as crianças individualmente para reconhecer suas dificuldades e também sua fase da escrita;
3. Trabalhar novos textos contendo os personagens folclóricos;
4. Agrupar as crianças de acordo com o nível silábico de cada um.
· Lúdico
1. Pedir que a criança desenhe, cada um do seu jeito, os personagens folclóricos e mostre a visão que cada um tem;
2. Utilizar outros materiais artísticos, além da pintura (materiais recicláveis).
· Elementos textuais narrativos
1. Tempo, espaço, enredo, personagens, tema, conflito;
2. Levar para as crianças lendas escritas em vários tipos textuais: informativo, narrativo, descritivo, dissertativo, poético, entre outros, para que elas diferenciar a estrutura textual de cada um.
· Visão critica
1. Após a produção de texto, trocar os textos entre as crianças para que elas possam identificar as deficiências dos colegas e possam ajudá-los a corrigir;
2. Escolher o texto que tiver mais “erros” para fazer uma correção coletiva;
3. Analisar o texto opinando sobre a existência desses personagens míticos.
· Interdisciplinaridade
1. Trabalhar a lendas envolvendo várias disciplinas além do Português: Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês, Religião, Educação Física e Educação Artística, Temas Transversais.
ANEXO
Interpretação Oral ou Escrita
Lenda: IARA (MÃE D’ ÁGUA)
- Quem é a personagem, principal da lenda?
- Onde ela vive?
- Quais suas características físicas?
- O que ela faz para atrair os pescadores?
- Que conselho você daria aos pescadores?
- Desenhe a Iara do jeito que você imagina que ela seja?
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