sábado, 20 de março de 2010

Trabalhando os Gêneros Notícia e Poema.

Escola de Referência em Ensino Médio Abílio de Souza Barbosa - Orobó/PE


Sequência Didática de Produção de Textos: Notícia e Poema

OBJETIVO GERAL:

  1. Produzir textos coerentes, coesos e eficazes;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  1. Promover experiências de leitura e escrita realmente significativas.
  2. Proporcionar ao aluno uma produção escrita que tenha uma finalidade, um destinatário e um gênero concretos, oportunizando o contato com uma prática lingüística que envolva os eixos de ensino de Língua Portuguesa: oralidade, leitura, escrita e análise linguística.

Parte 1- Leitura e compreensão de texto:

Þ Pedir que os alunos citem notícias do Brasil e do mundo que acham importantes;

Þ Oferecer a turma jornais para que busquem uma notícia, em seguida eles socialização o texto que leram para o grande grupo;

Þ Durante a exposição, o professor fará inferências com questionamentos, tais quais: Como foi possível saber que esse texto é uma notícia? O que lhe chamou atenção no texto? Onde aconteceu? Com quem? Como aconteceu? O que torna essa notícia importante para ser publicada no jornal? O fato é polêmico ou não? Em que caderno do jornal ela foi publicada?

Þ Observar também que no jornal há outros textos destinados a opinião, anúncios, propagandas, etc.;

Þ Após a leitura da notícia, entregar a turma o texto de Drummond, “Notícia de Jornal”, para que façam uma comparação entre o gênero notícia e o poema. Não citar que o texto de Drummond é um poema para que cheguem a uma conclusão autônoma. Discutir: Em que se parecem? A que gênero pertence o texto de Carlos Drummond de Andrade? O que os torna diferente dos textos lidos nos jornais? Onde podemos encontrar textos como esse? Qual a forma de apresentação desse texto?;

Þ Propor que os alunos parafraseiem o texto de Drummond transformando-o em uma notícia de jornal. Essa atividade pode ser realizada em dupla.

Parte 2- Caracterização dos Gêneros:

Þ Elaborar com os alunos uma lista com as características de cada um dos gêneros, em seguida eles registrarão tudo no caderno;

Þ Levar a turma para um lugar diferente para que apreciem outros poemas em seguida, pedir que observe a estrutura do texto, a forma de apresentação, a função da linguagem, o vocabulário e o tipo do texto.

Þ Para socializar esse momento, solicitar que alguém recite o poema lido, aquele que mais gostou. Seria conveniente também que o professor declamasse um poema ou expusesse um vídeo com recitação.

Parte 3- Produção de Textos:

Þ Propor a produção de texto em dupla: uma parte da turma escreve notícia, outra parte fica responsável por escrever poemas. Esses textos serão escritos em rascunhos (folha avulsa), depois, expostos em cartolina para que toda turma possa participar da análise dos textos.

Þ Antes de passar para cartolina, o professor fará uma breve observação dos textos dos alunos, atentando para aspectos da textualidade e da normatividade.

Parte 4- Análise Linguística e Reflexão sobre a Língua

Þ Ainda com os textos em estudo – notícia e poema – investigar os conhecimentos que o grupo tem acerca da textualidade, ou seja, os aspectos que permite ao aluno compreender e produzir textos de modo eficiente: ORGANIZAÇÃO; INFORMATIVIDADE; COERÊNCIA; COESÃO; PONTUAÇÃO E PARAGRAFAÇÃO; SELEÇÃO VOCABULAR; RECURSOS GRÁFICOS E DE FORMATO;

Þ Conectar aos aspectos da textualidade os pontos específicos do texto que relativos a normatividade: ORTOGRAFIA, CONCORDÂNCIA VERBO-NOMINAL; REGÊNCIA; EMPREGO DE TEMPOS VERBAIS; SELEÇÃO DE RECURSOS LINGUISTICOS SEGUNDO A FORMALIDADE DA SITUAÇÃO.

Þ IMPORTANTE LEMBRAR: esses aspectos devem ser trabalhados sistematicamente e não deve ser vistos concomitantemente num texto. A cada produção é satisfatório ver ao menos um deles.

Parte 5- Revisão e Reescrita do texto:

Þ Depois da observação do professor, a dupla revisará seu texto e fará as mudanças necessárias para tornar seu texto inteligível.

Parte 6- Avaliação:

Þ Serão feitos avaliações durante e após a produção de texto, de forma que todos participem, investigando se o texto está: Adequado às finalidades e aos destinatários; obedece a convencionalidade; e apresenta organização característica do texto.

Parte 7- Socialização:

Þ Os trabalhos ficarão expostos nos corredores da escola e serão publicados no Blog: www.educablogport.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário