sábado, 20 de março de 2010

PROJETO NOSSO ALUNO LÊ

JAQUELINE SOUZA DOS SANTOS SILVA

“Novas estradas se abrem quando se persiste no caminhar”. Gandi

1. TEMA

Biblioteca Escolar: por excelência, o caminho para a formação de alunos leitores.

2. APRESENTAÇÃO

Uma biblioteca constitui uma riqueza bastante significativa para uma sociedade, representando não apenas um local para realização de leituras, mas um espaço de renovação, criação, aprendizagem e interesse por pesquisas. No entanto, não basta querer que a realidade se modifique por si só. Temos, como cidadãos conscientes e críticos, que proporcionar as mudanças e agir em prol de suas realizações.

Dessa forma, esse projeto engloba um trabalho conjunto entre a gestão pedagógica, o bibliotecário, os professores e os alunos para que, por meio desses agentes, haja promoção de atividades dinâmicas e significativas para a formação de alunos letrados.

3. JUSTIFICATIVA

A Biblioteca é o espaço mais democrático para disseminar a cultura. Trata-se de um verdadeiro Centro Cultural, onde a memória viva da comunidade deveria ficar registrada (FREIRE, 1998). Além disso, também é o lugar de acesso aos mais variados tipos e alternativas de material impresso, talvez o único lugar onde o aluno possa estabelecer contato direto com a linguagem escrita. Ao mesmo tempo, constitui-se um ambiente que inspira o leitor a escrever seus registros significativos, desenvolvendo no aluno o gosto pela leitura a partir de uma aproximação significativa com o livro.

Sabendo-se que a leitura institui um poderoso instrumento no processo de produção do conhecimento por possibilitar o contato com diferentes formas de vivenciar e compreender o mundo, é papel da escola, estimular novos leitores, de forma que a leitura seja uma prática social em suas vidas. “No entanto, para que haja êxito na formação do leitor, precisamos efetivar uma leitura estimulante, reflexiva, diversificada, crítica, ensinando os alunos a usarem a leitura para viverem melhor” (PRÓ-LETRAMENTO, 2007).

4. OBJETIVO

4.1 GERAL

Formar alunos leitores questionadores, capazes de acionar processos que motivem o interesse pela leitura, promovendo atividades criativas para desenvolver no aluno o gosto pela leitura, na condição de que os resultados das ações que envolvem este projeto possam resultar na apropriação da língua, inseridas em práticas sociais concretas.

4.2 ESPECÍFICOS

  • Oferecer aos estudantes o contato com a leitura informativa ou deleite;
  • Contemplar um espaço escolar em função da leitura;
  • Organizar a Biblioteca escolar.

5. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES

5.1 Para que e como utilizar a Biblioteca?

É por meio da habituação que o ser humano passa a conviver com aquilo que faz parte do seu mundo. Portanto, estar inserido em um ambiente letrado incute no aluno o hábito da leitura de forma prazerosa.

Para tanto, a biblioteca é o lugar no qual se encontram variedades de materiais impressos para satisfazer todos os “gostos” de leitura, seja para colher informações ou por deleite. Bem como, oportuniza o contato com práticas de leitura e de escrita que circulam socialmente: registrar, lembrar, seduzir, orientar. (PRÓ-LETRAMENTO, 2007).

Além disso, organiza-se como espaço onde se respira cultura, uma vez que possibilita o contanto com materiais que contribuem para o conhecimento de costumes díspares os quais formam a história da humanidade. Expondo o aluno a tal situação de letramento, estaremos formando cidadãos pesquisadores, criativos, construtores do próprio saber, que serão capazes de relacionar e refletir em suas escolhas e atitudes.

A formação de estudantes deve centra-se nas práticas socioculturais contemporâneas de usos da escrita. Um objetivo que se adéqua a qualquer disciplina, já que, diante de todas as áreas do conhecimento, faz-se uso da habilidade de leitura e de escrita.

Atitudes como tocar o livro, apreciá-lo, poder levá-lo para casa emprestado, escolhendo-o livremente, fazem o diferencial. Além de ser uma maneira de distanciar o tradicionalismo pedagógico em apenas era possível contemplar a capa do livro de longe.

5.2 A organização do espaço de leitura?

Passos para organização de uma biblioteca:

  1. Dar um nome a Biblioteca;
  2. Criar um regimento para a repartição e apresentá-los aos alunos, fazendo-os ficar cientes da responsabilidade de conservar o livro em bom estado de uso;
  3. Cadastrar o aluno, concedendo uma carteira a cada um;
  4. Catalogar todos os livros – didáticos, paradidáticos, dicionários e de pesquisa, entre outros;
  5. Separar os livros por nível, correspondendo a cada ano/série escolar;
  6. Estipular o tempo de entrega do livro em ao menos 07 (sete) dias com direito a renovação, caso não esteja cedido para outra pessoa;
  7. Não é necessário entregar ao usuário mais de um livro de cada vez;
  8. O livro terá duas fichas: uma que ficará na Biblioteca, quando houver o empréstimo; e outra para posse do aluno, que ficará disposta na capa do livro. Cada uma conterá a bibliografia e a referência do livro;
  9. Ao receber o material, o aluno deve assinar a ficha do livro que ficará de posse da Biblioteca.
  10. Todos os livros devem ficar com um exemplar de consulta na escola. Esse exemplar nunca servirá de empréstimo extra-escolar. O aluno deve servir-se dele apenas no espaço escolar;
  11. Não permitir que o aluno fotocopie o livro;
  12. Estabelecer um horário semanal para a organização e limpeza dos livros. É o momento do trabalho interno em que os livros emprestados serão repostos e conferidos;
  13. Em caso de atraso na entrega, o bibliotecário deve notificar o aluno, estipulando novo prazo (01 dia) para devolução, com urgência;
  14. Fazer do espaço de leitura, um ambiente de concentração para estudo;
  15. Não permitir a entrada de celulares nem lanches na Biblioteca. Manter o silêncio;
  16. Criar murais de leitura contendo resenhas, resumos que podem ser produzidos com o auxilio de professores e alunos;
  17. Expor frases de incentivo a leitura nas paredes da Biblioteca.
  18. Para as crianças de Educação Infantil, pode-se dispor cadeiras pequenas, esteira, almofadas e outros recursos que as façam se sentir a vontade para ler. Mesmo os que não são alfabetizados devem ter contato com o livro;
  19. Utilizar os catálogos das editoras para que os alunos folheem e leiam as resenhas. Isto os ajudará na escolha
  20. Dispor na biblioteca da matérias como: papel ofício, lápis grafite e de cor, e borracha para a necessidade de registro. Não seria conveniente

Todos esses passos devem constituir o Regimento da Biblioteca, podendo-se acrescentar ouros. Também devem estar dispostos no mural para que todos estejam conscientes de seus deveres e direitos.

5.3 O que fazer quando a escola não tem Biblioteca?

Diante da necessidade de formar alunos leitores, que assumam atitudes de gostar de ler e interessar-se pela leitura de forma autônoma, é necessário mediar situações em que, mesmo não dispondo de um espaço bibliotecário, o estudante tenha acesso à leitura. Para tanto, seria convencional:

  1. Formar um acervo na própria sala de aula, em que os livros ficariam guardados num armário reservadamente e os professores articulariam momentos de leitura na sala de aula;
  2. Fazer visitas a Biblioteca Pública, cadastrando os alunos;
  3. Se a escola não dispuser de material de consulta e obras literárias para leitura, dever-se-á sensibilizar toda comunidade escolar para criar um acervo, por meio de doações;
  4. Quando não houver um funcionário responsável pelo encargo de cuidar dos livros, os professores e alunos (um aluno monitor) poderão articular essa responsabilidade para o grupo;
  5. Organizar a “Semana da Leitura”: uma vez por mês, em cada dia, uma ou duas turma teria acesso aos livros e outros materiais. Nesse momento, seria interessante fazer oficinas de leitura com teatros, saraus; atividades que possibilitassem a formação da criança/jovem protagonista;

Essas são algumas sugestões que podem fazer a diferença.

O gestor e o professor, que estão cientes de suas atribuições, buscam melhores condições de vida para seu aluno. A leitura é uma forma de incluir o estudante na sociedade e oferecer condições de vez e voz.

O Gestor é líder. O professor é líder. Juntos formam um modelo para o aluno: de incentivo, de responsabilidade, de integração, de respeito, de união e de leitor.


6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este projeto visa desenvolver a leitura de forma ampla, envolvendo toda comunidade escolar, além de formar cidadãos críticos e responsáveis, integradas às mais diversas manifestações da língua. A Biblioteca escolar é um dos instrumentos para efetivação desse trabalho. Por excelência, um caminho para a formação de alunos leitores.

7. BIBLIOGRAFIA

ECO, U. Como organizar uma biblioteca pública. In: ______. O segundo diário mínimo. 2. ed. Tradução de Sergio Flaksman. Rio de Janeiro: Record, 1994. p. 97-99.)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Básica. Pró-Letramento: Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental: alfabetização e linguagem. – ed. rev. E ampl. Incluindo SAEB/Prova Brasil matriz de referência/ Secretaria de Educação básica – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. 304 p.

Revista Construir Notícias. Filosofia para as crianças. Ano 08, Multi Marcas Editoriais LTDA. Recife/PE: maio/junho, 2009.

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